As principais atualizações embarcadas no iPhone 16
Novos botões, novas câmeras, um novo chipset e muito mais do novo iPhone 16
O iPhone 16 é uma mistura do antigo e do novo, com vários recursos novos e aprimorados, mas também muitos aspectos familiares.
É o novo que nos interessa aqui e, embora haja dezenas de mudanças nesses telefones, destacamos abaixo apenas os recursos novos ou aprimorados mais substanciais e interessantes.
![]() |
iPhone 16 com seu novo posicionamento de câmeras / reprodução Apple |
Listamos uma mistura de coisas que você encontrará em todos os quatro modelos – ou seja, no iPhone 16, no iPhone 16 Plus , no iPhone 16 Pro e no iPhone 16 Pro Max – e coisas que são encontradas apenas em um ou dois deles, mas mencionaremos quando for o caso.
Talvez a maior atualização na linha do iPhone 16 seja um novo botão – e, diferentemente de alguns dos recursos abaixo, este é um botão presente em todos os quatro modelos do iPhone 16.
O botão de controle da câmera como é chamado, pode ser usado para tirar fotos e nas gravações de vídeos, mas em vez de ser apenas um atalho da câmera, você também pode editar as configurações da câmera, aumentar ou diminuir o zoom e muito mais, tudo por meio de uma combinação de toques e deslizamentos.
Isso deve fazer deste botão uma adição poderosa à câmera e muito mais eficaz do que simplesmente definir o botão de ação para tirar fotos, o que você já pode fazer com o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, já que o botão de ação não tem todo o potencial de deslizar e pressionar levemente do botão de controle da câmera.
O botão de controle da câmera fica abaixo do botão liga/desliga, na borda direita do iPhone 16, e além disso, ainda há um botão de ação à esquerda — que dessa vez é oferecido em toda a linha, e não apenas nos modelos Pro.
![]() |
Botão com funções sensíveis ao toque / reprodução techradar |
Um grande recurso – literalmente – que a Apple entregou especificamente nos modelos Pro é um aumento no tamanho da tela, com o iPhone 16 Pro tendo uma tela de 6,3 polegadas (acima das 6,1 polegadas do iPhone 15 Pro) e o iPhone 16 Pro Max tendo uma tela de 6,9 polegadas (acima das 6,7 polegadas do iPhone 15 Pro Max).
Então, em ambos os casos, esses telefones são 0,2 polegadas maiores que seus antecessores, mas talvez o mais notável seja que esse aumento torna os modelos Pro maiores que os não Pro, que permanecem com 6,1 polegadas para o iPhone 16 e 6,7 polegadas para o iPhone 16 Plus.
Esse aumento no tamanho da tela aumenta ainda mais a diferença entre os modelos Pro e não Pro, mas significa que, se você é fã de telefones compactos, suas opções diminuíram ainda mais.
Ainda assim, essas telas maiores devem tornar os modelos do iPhone 16 Pro superiores para visualização de vídeos, e você também terá mais espaço para interagir com aplicativos e jogos.
Além disso, os engastes foram reduzidos, então a pegada geral não é muito maior do que a do iPhone 15 Pro e Pro Max. Especificamente, o iPhone 16 Pro tem 149,6 x 71,5 x 8,3 mm (acima dos 146,6 x 70,6 x 8,3 mm do iPhone 15 Pro), e o iPhone 16 Pro Max tem 163 x 77,6 x 8,3 mm (acima dos 159,9 x 76,7 x 8,3 mm do iPhone 15 Pro Max).
Infelizmente, o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus não receberam nenhuma atualização significativa de câmera, mas os modelos Pro sim.
Por um lado, o iPhone 16 Pro tem a mesma câmera de 12 MP com zoom óptico de 5x do iPhone 15 Pro Max, o que é uma atualização do zoom óptico de 12 MP e 3x do iPhone 15 Pro.
Além disso, o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max também ganharam uma nova câmera ultra-wide de 48 MP, no lugar do sensor de 12 MP do modelo anterior.
![]() |
Tamanho de telas / reprodução Apple |
E embora a câmera principal de 48 MP não tenha sofrido muitas atualizações, a Apple adicionou suporte para 4K gravação de vídeo Dolby Vision
A última grande novidade é um novo chipset, que no caso do iPhone 16 e iPhone 16 Plus é um A18, e no caso do iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max é um A18 Pro.
Esta é a primeira vez em algum tempo que todos os quatro modelos recebem um novo chipset. Nos últimos anos, a Apple equipou os modelos básicos e Plus com o chipset Pro do ano anterior.
Mas isso aparentemente ocorre porque a Apple quer posicionar todos esses quatro telefones como sendo desenvolvidos para a Inteligência Apple, e por isso um novo chipset é necessário.
No total, a Apple afirma que o A18 tem uma CPU até 30% mais rápida e uma GPU até 40% mais rápida do que o A16 Bionic no iPhone base anterior, enquanto o A18 Pro tem uma CPU até 15% mais rápida e uma GPU até 20% mais rápida do que o A17 Pro nos iPhones topo de linha do ano passado.
Postar um comentário
Postar um comentário